A dança é a forma do movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem
Atributos da dança
De um modo geral, a prática da dança permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem, tanto as físicas como as mentais ou psíquicas. A beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a tenacidade, a imaginação e a expressão são a essência do ensino da dança.
Beleza
A dança melhora extraordinariamente a postura do corpo por meio de exercícios preparatórios, corrigindo o relaxamento das costas e dos ombros, os joelhos e pés chatos. Os exercícios ajudam a queimar as gorduras em excesso, desenvolvem uma bela musculatura e desintoxicam o organismo, aumentando a capacidade respiratória; além do mais , dão um belo porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos.
Visão
Os bailarinos desenvolvem a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilíbradas.
Precisão
A velocidade ou rapidez e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso, muscular e mental, aumentando e fortalecendo o equilíbrio interno.
Coordenação
Exercícios que exigem esforços particularmente grandes, fazendo trabalhar os músculos na sua capacidade máxima.
Flexibilidade
A liberdade de movimentos, dentro de um controle muscular, unida à força, dá toda a beleza aos movimentos mais difíceis e técnicos.
Tenacidade
Esta é, sem dúvida alguma, a qualidade mais indispensável para a formação de um bailarino e artista profissional, aliada aos atributos: estética e musicalidade.
Imaginação
Não existe arte sem imaginação. Na dança este campo é infinito. A imaginação é uma tendência natural mas pode ser trabalhada e desenvolvida de várias maneiras na dança. Ela é importantíssima para a complementação de um artista.
Expressão
É a qualidade artística mais importante, não somente na dança mas em todas as artes. Estudos de mímica especializada para atores e bailarinos possibilitam encontrar os gestos instintivos fundamentais e naturais que expressam as grandes emoções, para retransmitir com precisão e veracidade. Na interpretação de estados de alma, o bailarino necessita de uma concentração mais intensa do que o ator dramático, pois tal situação implica ao mesmo tempo um grande esforço físico e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário