07/12/2009

Ballets de Repertório: La Sylphide

















Ficha Geral


Nome: La Sylphide.

Música: Frederic Chopin (arranjos do piano orquestrados po Alexandre Glazunov, Igor Stravinsky, Anatole Liadov, Nicolas Sokolov e Sergei Taneyev).

Coreografia: Michel Fokine.

Cenários e roupas: Alexandre Benois.

Estréia: Dia 2 de junho de 1909, pelo Ballets Russes em Paris( Theatre du Châtelet).

Bailarinos da estréia: Tama Karsavina, Vaslav Nijinsky, Anna Pavlova, Alexandra Baldina.






História

O ballet 'La Sylphide' estreou em 1832 como um dos primeiros gritos de um movimento juvenil que lutava contra o sistema da época. Ele assustou os estabelecimentos de dança e foi visto como a voz de uma nova geração, que igualmente à técnica tinha um potente caráter expressional no que dizia respeito à angústia e à raiva.

La Sylphide introduziu o mundo da dança na Era Romântica, uma geração de artistas jovens que revolucionaram o ballet com seu desprezo à realidade e paixão pela ilusão. Com a Revolução Francesa em 1789, o Estado do qual os bailarinos e artistas do Leste Europeu dependiam tanto desapareceu. E esta nova geração, respondendo à opressão e anonimato da Revolução Industrial, tiveram as cabeças voltadas à um mundo de sonhos, algum lugar oposto à desagradável realidade.

Foi o primeiro ballet a exprimir com sucesso a filosofia Romântica. Um herói prestes à viver feliz para sempre, que de repente joga tudo para o alto em busca da verdadeira felicidade - uma busca que se mostra improdutiva.

James, um camponês escocês, está prestes a se casar com uma camponesa chamada Effie. Uma Sílfide se apaixona por James no dia de seu casamento. Ela se torna visível para ele, e ele também corresponde a seu amor, deixando sua noiva, parentes e os convidados do casamento para fugir com a Sílfide. James, um simples mortal, percebe que é impossível mantê-la como uma mortal. Madge, uma bruxa, percebe a aflição de James e o oferece um lenço mágico que deve ser amarrado nos quadris na Sílfide. Ele diz que isto fará suas asas caírem e assim ela não poderá voar. A esperança de James ter a Sílfide como sua para sempre é destruído quando ela cai no chão, morta.

Os amigos da Sílfide e as Sílfs aparecem e a tomam. A Sílfide morre em seus braços enquanto James, triste, vê tudo. As Sílfs a deixam no ar e a levam embora. De longe, James percebe que Effie está se casando com outro homem. Madge entra e confronta o raivoso James. Ele tenta assassiná-la, mas Madge o enfeitiça com um sopro e o mata. Madge alegra-se por sua vitória e então o ballet termina.

Não é um costumeiro final feliz, mas foi este ballet que influenciou uma geração que mudou a cara da dança, com a criação de tanta coragem e belas ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário