07/12/2009

Concepções básicas do ballet





O ballet foi baseado na concepção de que ao virar os pés e as pernas para os lados externos do corpo, isto é, para fora, não somente se conseguia atingir mais estabilidade e maior facilidade na movimentação, como também maior beleza de linhas.

En dehors significa para fora, e é um movimento adquirido lentamente sem ser forçado. Não se deve pedir a alunos principiantes um perfeito en dehors antes de seus músculos estarem aptos a executá-los sem demasiado esforço.

Mas este movimento antinatural deve se tornar para uma bailarina como se fosse uma segunda natureza. Portanto, em balé, o princípio básico mais importante é o de aprender a virar as pernas(que em sua posição normal estão viradas para frente), para os lados, comas pontas dos pés para fora, os calcanhares para dentro, os joelhos e as coxas acompanhando as pontas dos pés. É importante adquirir a facilidade de virar as pernas en dehors a partir da coxa até o pé, sem ajuda dos quadris e dos corpo. As nádegas, porém, devem se apertadas ao máximo para ajudar a virar o interior das coxas. Não é recomendável forçar demais os principiantes para evitar defeitos posteriores nos pés e nos joelhos.


Attitudes – Atitudes

O número de attitudes é infinito, pois depende do gosto do coreógrafo.

A pose foi inspirada na famosa estátua de Mercúrio de Gian de Bologna no século 16.

É uma pose na qual o corpo é sustentado por uma perna enquanto a outra está levantada atrás ou na frente com o joelho dobrado.

Lembre-se:

Mantenha o joelho na mesma direção do pé Mantenha o peso do corpo na perna de apoio Cuidado para não deixar o joelho caído para baixo Cuidado para não dobrar a perna de apoio ( caso não seja no fondu)


DEMI PLIÉ E GRAN PLIÉ

Plié quer dizer dobrado, flexionado.

O plié estica e descontrai os músculos das pernas, tornando-os elásticos e preparando-os para os exercícios seguintes. Os exercícios de balé sempre começam com plié.

O demi plié é para a dança o que as vogais são para as palavras. Pliés e demi pliés malfeitos podem afetar seriamente a cartilagem dos joelhos e estragar a carreira de uma futura bailarina.

Plier, que significa dobrar, é uma ordem de comando para se dobrar o joelho da perna de sustentação em qualquer movimento e a qualquer momento; neste caso o plié também pode ser chamado de Fondu.

Demi plié = Meia flexão ou pequena flexão

Meia flexão das pernas.

Cada vez que o joelho dobra, ele deve deve dobrar até o fundo, isto é , o máximo possível, fazendo-se força no músculo das coxas para não deixar o joelho cair para frente, forçando-se ao máximo o tendão de Aquiles e mantendo o calcanhar totalmente no chão.

Gran Plié = Grande flexão

É uma flexão total das pernas que se obtém dobrando-se a fundo os joelhos, o que na maioria dos casos obriga a levantar o calcanhar do chão, ficando o pé na meia ponta.

O gran plié começa com o demi plié e é, como este, da maior importância para o trabalho de virar as pernas en dehors, a partir dos quadris e interior das coxas, pois, com os dois pés no chão e o peso do corpo bem distribuído entre as duas pernas, este trabalho é mais facilmente conseguido. O gran plié também aumenta a força das pernas, pois para se executar corretamente o gran plié é necessário descer e subir com a força das coxas e nunca com o do corpo.

Deve-se cuidar muito para que os joelhos dobrem sempre na direção da ponta dos pés, forçando a abertura da parte interna das coxas, apertando-se as nádegas e mantendo-se o corpo e as costas retos. Ele deve ser feito continuamente, evitando parar o movimento em baixo ( o que se diz "sentar") para depois subir.

O gran plié pode ser executado na barra ou no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário